PROJETO FESTA JUNINA
A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA CAIPIRA
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
- Resgatar a musica caipira e as brincadeiras de roda.
- Desenvolver o gosto por musica; a criatividade e a coordenação motora;
- Conhecer e interpretar letras de músicas caipiras, cantigas de rodas e músicas juninas;
- Conhecer a linguagem formal e coloquial;
- Identificar a regionalidade e os elementos contidos na musica;
- Expressar-se corporalmente através do ritmo;
JUSTIFICATIVA:
A música ajuda a afinar a sensibilidade dos alunos, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser forte desencadeador de emoções. Fazer música, principalmente em grupo, no coletivo, traz a noção da importância da ordem e da disciplina, da organização, do respeito ao outro e a si mesmo. Pensando assim, a música não pode estar desconectada do processo de ensino-aprendizagem da escola. Segundo a educadora, Valéria da Silva Roque Fernandes: “A vivência musical para a criança, em geral é extremamente agradável. Ela aprende novos conceitos e desenvolve diferentes habilidades, melhora a comunicação e desenvolve a criatividade, a coordenação e a memória. Nos primeiros anos de aprendizagem musical a criança torna-se mais atenta ao universo sonoro de um modo geral e desenvolve uma atitude de ouvinte, que é muito importante para a apreciação musical e para o relacionamento pessoal. Mesmo nos dias atuais, com toda evolução tecnológica, nada substituirá as cantigas de roda, os jogos musicais, parlendas, atividades que simbolizam a infância pela sua pureza e que contribuem para o desenvolvimento pleno da criança”.
Trabalhar com música caipira na Educação é resgatar culturas artísticas. Os ganhos que a prática musical proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são valiosíssimos, e a criança levará para a vida toda.
CONTEÚDOS
- Cantigas de roda: Escravos de Jó; Alecrim dourado; Pula a fogueira; Cai, cai, balão; Asa Branca; O GRANFINO E O CAIPIRA de Vitor e Léo.
- Atividades interpretativas, gramaticais e ortográficas;
- Pesquisas no laboratório de informática sobre a regionalidade e ritmos musicais; jogos, diagramas e cruzadinhas;
- Vídeos sobre as cantigas de roda e instrumentos musicais;
- Figuras geométricas (balões, bandeirinhas, círculos. etc)
- Brincadeiras de roda;
- Desenhos;
- Dobraduras
DESENVOLVIMENTO
Este projeto será realizado com os alunos do 5º ano matutino professora Terezinha Hoinacki Ribeiro da silva e 4º ano vespetino, professora Roseni.de Souza Amorim Oliveira, da Escola Municipal Fabio Ribeiro da Cruz.
Iniciará com uma interação entre professor e aluno com o intuito de sondagem sobre o conhecimento que eles têm sobre Festa Junina, musicas caipiras, cantigas de roda, vestes e alimentação típicas.
As letras das musicas serão bem exploradas. Primeiro aprendendo a letra, o ritmo musical e corporal, depois buscando a regionalidade e a interpretação através de vídeos com a utilização do data show e uso do laboratório de informática. Por ultimo elaboraremos atividades gramaticais e ortográficas, como: pesquisa no dicionário das palavras desconhecidas, exercícios de completar, separar, classificar, cruzadinhas, caça palavras, colorir, desenhar confeccionar cartazes e dobraduras observando as formas geométricas.
RECURSOS UTILIZADOS
- Quadro branco e pincel
- Cartolinas
- Sulfites
- Internet
- Data show
- Papel dobradura
- Maquina fotográfica
- Computador e impressora
- Violão
- Som.
- Lápis de cor
- Régua
- tesoura
CRONOGRAMA
Este projeto terá a duração de 40 horas a contar de 14 de junho a 09 de julho, trabalhando-se 2 horas por dia letivo.
AVALIAÇÃO
Entendendo-se avaliação como um processo contínuo na aprendizagem, esta acontecerá diariamente através da participação e do interesse do aluno, com atividades desenvolvidas em sala e questões inclusas na avaliação bimestral.
CONCLUSÃO
A musica é uma arte que vem sendo esquecida, mas que deve ser retomada nas escolas, pois ela propicia ao aluno um aprendizado global, emotivo com o mundo. Na sala de aula, ela poderá auxiliar de forma significativa na aprendizagem.
É importante que o professor se reconheça como sujeito mediador de cultura dentro do processo educativo e que levem em conta a importância do aprendizado das artes no desenvolvimento e formação das crianças como indivíduos produtores e reprodutores de cultura.
Enfim, a música é um instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem,
portanto deve ser possibilitado e incentivado o seu uso em sala de aula.
A conclusão do trabalho dar-se-á com apresentação dos alunos na festa do dia 15 de julho de 2011 da musica dramatizada: O GRANFINO E O CAIPIRA de Vitor e Léo.
Referências Bibliográficas
Viver e Apender Português; 4ª série;, Cloder Rivas Martos, Joana D’Arque Gonçalves de Aguiar _ 8 ed.reform. _ São Paulo; Saraiva, 2004;p.97 a 100. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário